segunda-feira, 16 de março de 2009

JUDY HOLLIDAY


















Judy Holliday, nome artístico de Judith Tuvin, nasceu em Nova Iorque, no dia 21 de junho de 1921 e faleceu em Nova Iorque, no dia 7 de junho de 1965) foi uma atriz norte-americana. Celebrizou-se em filmes como "Nascida Ontem" (1950), filme este que lhe deu o Oscar de melhor atriz, e "Essa Loura Vale um Milhão" (1960), seu último filme.
Filha única de imigrantes judeus vindos da Rússia, estou no Queens. seu primeiro emprego foi como assistente no Teatro Mercury.
Holliday começou sua carreira no show business career em 1938 fazendo parte de um nightclub chamado "The Revuers."
Holliday estreou na Broadway em 1945.
Com a ajuda de George Cukor, Spencer Tracy e Katharine Hepburn, conseguiram um papel para Judy em "Adam's Rib" de 1949. Ela obteve críticas favoráveis e com isso conseguiu fazer nas telas a versão de "Born Yesterday", mas somente depois de ter feitos um teste de imagem. Ela acabou ganhando o papel, o Golden Globe e o Oscar de melhor atriz, batendo em competidoras do nível de Gloria Swanson e Bette Davis.
Em 1950, Holliday foi investigada pelo FBI sob alegações que ela era comunista. Nada de concreto foi encontrado, mas tal fato a colocou na lista negra da rádio e TV por um período de três anos.
Apesar de frequentemente ter interpretado a loira burra, Judy tinha um Q.I. de 172.
Em 1954, ela estrelou a comédia popular "It Should Happen to You".
Em 1957 ganhou um Tony por Melhor Atriz em Musicais.
Holliday morreu de câncer nos seios em 1965 aos 43 anos. Foi casada somente uma vez, com David Oppenheim (1948 a 1958) e teve um filho. Holliday tem uma Estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

Um comentário:

rocky disse...

Nunca aceitei o Oscar por "Nascida Ontem". Quem merecia era Gloria Swanson, por "Sunset Boulevard".
Como Anna Magnani roubou o osca de Susan Hayward por "I'll Cry Tomorrow"