quarta-feira, 4 de março de 2009

JANIS PAIGE


























Nascida Donna Mae Tjaden, em Tacoma, Washington, no dia 16 de Setembro de 1922, Janis Paige é uma atriz de cinema, teatro e TV. Ela começou a cantar em público com cinco anos em shows amadores. Depois que se formouna escola, ela se mudou para Los Angeles e conseguiu um emprego de cantora na Hollywood Canteen durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi lá que a Warner Bros. viu seu potencial e a contratou. Ela começou sua carreira em filmes como coadjuvante em musicais. Mais tarde ela foi relegada a filmes de aventuras e dramas. Depois do fracasso de "Two Gals and a Guy" em 1951, ela decidiu abandonar Hollywood.
Janis então se focou na Broadway e fez enorme sucesso em 1951 com a comédia 'Remains to Be Seen', ao lado de Jackie Cooper. Ela também excursionou como cantora de cabaré, cantando de Nova York até Miami.
O sucesso veio mesmo em 1954 com o papel em "The Pajama Game", ao lado de John Raitt. Contudo, Doris Day, uma das grandes de Hollywood, foi a escolhida para fazer o filme. Depois de seis anos sem trabalhar, Janis retornou aos filmes, roubando a cena em "Silk Stockings" em 1957 de Fred Astaire e Cyd Charisse.
Ela também levou o público às gargalhadas em "Please Don't Eat the Daisies" em 1960, estrelado por Doris Day. Um dos seus papéis dramáticos mais marcantes foi no drama de 1963, "The Caretakers". Paige retornou à no mesmo ano em "Here's Love".
Em meados dos anos 50, Janis também fez TV, em séries como "It's Always Jan", "Lanigan’s Rabbi", "Trapper John", "M.D.", "Caroline in the City", e "All in the Family".
Nos anos 80 e 90, ela podia ser vista em "General Hospital", "Capitol"
e "Santa Barbara.
Casada três vezes, a primeira com Frank Martinelli (1947 a 1950), depois com Arthur Stander (1956 a 1957) e por fim com Ray Gilbert (1962 a 1976, quando ele faleceu), Janis nunca teve filhos.

Nenhum comentário: