quarta-feira, 4 de março de 2009

JANET GAYNOR





















Janet Gaynor, nome artístico de Laura Augusta Gaynor, nasceu na Filadélfia, no dia6 de outubro de 1906 e faleceu em Palm Springs, no dia 14 de setembro de 1984, foi uma atriz de cinema americana.
Estreou no cinema como figurante em 1924, mas se tornou uma das estrelas mais populares do cinema mudo a partir de 1927 quando estrelou "Seventh Heaven", que no Brasil recebeu o título de Sétimo céu.
Foi a primeira atriz a receber o Oscar como melhor atriz, em 1928, pelos filmes "Sétimo céu" e "Aurora". A partir daí, sua carreira se consolidou e Janet apareceu em quase quarenta filmes, todos realizados pela Fox.
Em 1937, estrelou a primeira versão de "Nasce uma Estrela". Em 1939, insatisfeita com os papéis que lhe eram oferecidos, Janet abandonou o cinema e, na década de 50, comprou uma fazenda no interior de Goiás com o terceiro marido, Paul Gregory, que permaneceu ao lado dela até sua morte em 1984. Anteriormente, Janet havia sido casada duas vezes, com Jesse Peck (1929 a 1933) e Adrian Greenburg (1939 a 1959, quando ele morreu) com quem teve um filho. No final da década de 60, vendeu seu imóvel no Brasil e voltou a morar na Califórnia.
Dois anos antes de morrer, aos 77 anos, vítima de pneumonia, Janet sofreu um grave acidente automobilístico no qual quebrou várias costelas, a clavícula e a bacia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber as fonytes que vc usou para escrever este texto.

Já procurei sobre Janet Gaynor, mas não encontro quase nada e a maioria em inglês.

Se vc puder mandar para o meu email eu ficaria agradecida.

jadehajja@hotmail.com

Obrigada

Gene Eliza Tierney disse...

Foram fontes em Ingles mesmo, eu traduzo...rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Sou historiador de Cinema na grande Belo Horizonte.Tenho orgulho de possuir o livro de Janet Gaynor,de Connie Billips.Eu diria, que Janet Gaynor foi o símbolo maior dos Anjos de Hollywood.Tenho uma grande admiração por ela.Tenho os seguintes filmes:Sétimo Céu,Anjos das Ruas,Aurora,A Águia Azul,Um sonho Que Viveu e Feira de Amostras.Segundo Rosendo Marinho,"Janet Gaynor possuia uma beleza delicada,feições inesquecíveis e luminosos olhos castanhos".Janet gaynor possuiu no Brasil uma fazenda em Anápoles,anos 50,cujo nome era:Amazonas.Foi a primeira estrela a ganhar um um Oscar em Hollywood,e também a única estrela a ganhar um prêmio pelo conjunto de obras.Foi a primeira estrela famosa a participar do primeiro Festival de Cinema do Brasil,no mês de fevereiro de 1954,em São Paulo.Nessa época, 14,15 e 16 demarço de 54, ela esteve hospedada no Hotel Financial,em Belo Horizonte e passou por Ouro preto.Desejo possuir uma cópia de "Deliciosa",de 1931,com Raul Roulian.Cujo filme inaugurou o Cine Brasil em 14 de julho de 1932.Seu filme Aurora,é considerado pelos críticos de Cinema,um dos 10 maiores filmes de todos os tempos.Mas eu considero "O Anjo das Ruas",o maior e o mais emocionante filme de sua carreira.Seu filme:Os 4 Diabos"(The Four Devil's), de Murnau é lamentavelmente considerado perdido.Em 1979,recebeu das mãos do embaixador brasileiro,João Pinheiro,em Washington,a condecoração "A Ordem do cruzeiro do sul". mlmlmarcoslima@gmail.com

claudia brando freitas disse...

Maravilhosa em nasce uma estrela era tao graciosa parecia uma bonequinha!